DÚVIDAS

Relógios ? O que devemos saber antes de comprar?

Relógios ? O que devemos saber antes de comprar?

Muitas pessoas não percebem o quão difícil pode ser comprar um relógio de pulso até que decidam fazer isso. A compra de um relógio é algo que realmente tem que servir a dois propósitos muito diferentes e importantes, todos ao mesmo tempo. Para começar, você precisa de algo que seja funcional e confiável. Além disso, relógios também podem ser uma declaração de moda e é por isso que você também precisa olhar para algo que reflita seu estilo.

Pensando em te dar dicas importantes sobre o assunto preparamos este post sobre tudo o que você deve saber antes de comprar um relógio. Confira:

Recursos

Uma das primeiras coisas que você deve saber antes de comprar um relógio é que cada peça pode variar muito no que diz respeito aos recursos disponíveis. Como resultado, você sempre deve determinar as características que você julga mais importante. Faça uma lista de características essenciais, como calendário, um cronômetro, dentre outros, para ajudar a priorizar esses recursos quando você realmente tem que tomar uma decisão.

Mecanismos do Relógio

O primeiro passo no caminho para comprar um relógio dos seus sonhos é entender o básico do que faz o tique-taque. Sim, literalmente. O movimento (também chamado de calibre) é o mecanismo dentro de um relógio — o “motor” que impulsiona a coisa. Na relojoaria moderna, existem dois tipos principais de movimento. O primeiro é o quartzo, que utiliza um oscilador regulado por uma peça de quartzo e é alimentado por uma bateria, para manter o tempo. O segundo tipo de movimento é o automático.

Para os verdadeiros amantes de relógios, apenas movimentos mecânicos são uma maneira aceitável de alimentar um relógio. Embora existam alguns modelos manualmente aferidos, a maioria dos movimentos mecânicos são agora “automáticos”.

Estilos

Outra variação é com relação ao estilo, por isso você deve sempre fazer a sua investigação antes de tomar uma decisão de compra. Relógios casuais, por exemplo, são projetados para o uso diário. O relógio de mergulho, projetado para funcionar em profundidade na água, é caracterizado pela sua construção robusta, mostradores luminosos e luneta unidirecional. Já os formais, normalmente, vêm com numerais romanos, cara simples e falta de adornos. Geralmente são super finos para que possam passar despercebidos. Como não realizam nenhuma função específica além de marcar as horas, também são os mais propensos a serem feitos a partir de um metal precioso.

Durabilidade do Relógio

Outro detalhe importante que você deve saber é que os relógios variam muito com base em durabilidade. Preste muita atenção ao tipo de material que foi usado na construção do relógio, pois ele pode ter um impacto significativo em quanto tempo vai durar. Relógios desportivos, por exemplo, tendem a ser extremamente duráveis. Os mais finos, porém, podem arranhar se você não tiver cuidado — o que pode definitivamente afetar a aparência do relógio em longo prazo.

Analógico X digital

Outra decisão importante que você terá que fazer com relação a um relógio é como você deseja que aconteça a exibição da hora. Relógios estão disponíveis em formatos analógicos tradicionais (que apresentam as horas e minutos), com leituras de LED digitais ou em uma combinação de ambos.

Além das considerações acima, é preciso ter atenção ao local de compra e às questões como pós-venda e garantia. Procure sempre lojas de confiança para comprar seus relógios. Veja também o nosso post com dicas sensacionais para comprar relógios online.

Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é ?